A arte iraniana tem uma longa tradição e estilo único, como demonstra sua arquitetura, tapetes, cerâmicas, artesanato em metal e madeira e pintura. O patrocínio de artistas pelo governo data de mais de 2000 anos. O padrão estético anterior a conquista islâmica, assim como a representação estilizada de figuras e padrãoes geométricos influenciaram a evolução da arte no Irã durante o primeiro período da era islâmica (650-1220). Exemplares de objetos elaborados em bronze, cerâmica, ouro e prata deste período são preservados nos museus. A poesia persa também se desenvolveu durante esta época, durante a dinastia Safávida (1501-1722), considerada a época dourada da arte iraniana na miniatura e arquitetura. No século 20, os artistas passaram a experimentar novos estilos e técnicas incorporando influencias europeias e da Ásia Ocidental.
Arquitetura
A arquitetura iraniana mostra uma grande variedade, tanto estrutural quanto estética e um desenvolvimento gradual e coerente de pelo menos 5000 anos. Sem inovações repentinas, apesar das repetidas invasões e choques culturais, ela alcançou uma individualidade distinta da de outros países muçulmanos. Suas virtudes primordiais são um forte senso de forma e escala, inventividade estrutural e genialidade decorativa ímpares. Tradicionalmente, o motivo principal da arquitetura iraniana é o seu simbolismo cósmico, no qual o homem encontra comunicação com os poderes divinos.
![]() |
Praça Naghshe Jahan em Isfahan, um dos magníficos exemplos da arquitetura persa |
Tapetes
Os tapetes persas são uma das mais importantes manifestações da arte e cultura persas.O luxo associado a eles contrasta com seu modesto início entre as tribos nômades do Irã. O tapete que era um bem necessário para proteção contra o frio do inverno, posteriormente se converteu em um meio de expressão artística, incorporando desenhos e cores deslumbrantes, inspirados na natureza. Os tapetes tradicionais são confeccionados inteiramente com matérias-primas naturais. Cada cidade do Irã possui seu próprio padrão de tapete único no mundo. Atualmente é um dos seus maiores produtos de exportação do país.
![]() |
A tradição dos tapetes artesanais |
Arte em Metal
Remontando desde o período elamita (c. 5000 a.C), a arte em metal é talvez uma das mais bem documentadas entre as artes do Irã. Objetos moldados em latão e bronze com detalhes em relevo minuciosamente entalhado são os que mais sobreviveram, enquanto aqueles em ouro e prata, provavelmente resistiram menos à passagem dos tempos. As vezes, ecoando a forma de outros utensílios de custo mais baixo, como a cerâmica, os objetos em metal do Irã serviram para uma grande variedade de funções.
![]() |
Vaso com relevos caligráficos, arte islâmica do Irã |
Cerâmica
Através dos séculos, a cerâmica no Irã tem sido criada para atender a diversas demandas e sua forma mudou constantemente ao longo das sucessivas dinastias. Sua história remonta ao Neolítico e os museus iranianos expõem milhares de vasos e fragmentos e objetos de cerâmica recuperados de sítios arqueológicos e ruínas históricas do Irã. A profissão do ceramista tem um lugar especial na literatura persa.
![]() |
Cerâmica iraniana |
Miniatura Persa
Uma das mais conhecidas formas de arte persa, a pintura em miniatura ganhou importância a partir do século XIII, servindo na ilustração e iluminação de manuscritos e obras da literatura alcançando seu esplendor nos séculos XV e XVI. A miniatura persa continua a existir entre as artes visuais do Irã até os dias de hoje, embora com influências da arte ocidental.
![]() |
Minitura persa, por Mir Sayyed Ali, 1570 |
Baseado em Iranian Students Associantion e Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário