![]() |
Saeid Mohammadpourkarkaragh |
Com certeza, o atleta iraniano da modalidade levantamento de peso deve ter dado um trabalho peso-pesado para os comentaristas esportivos das Olimpíadas de Londres para pronunciar o seu exótico nome. E apesar de não ter ganhado nenhuma medalha, foi considerado o campeão do nome mais estranho dos Jogos Olímpicos! Mas não foi culpa do gato que pisou no teclado na hora de digitar o nome dele! Outros sobrenomes iranianos também despertaram curiosidade por serem considerados impossíveis de pronunciar para muitos e alguns foram até abreviados para facilitar o trabalho dos comentaristas.
Veja outros exemplos de nomes super-exóticos dos atletas iranianos:
Arezou Hakimimoghaddam (canoísta), Bashir Asgari Babajanzadeh Darzi (pugilista), Sajjad Anoushiravani Hamlabad (halterofilista), Hamid Mohammad Soryan Reihanpour (luta greco-romana) e Behdad Salimikordasiabi (halterofilista).
A maioria destes nomes só tem de assustador o tamanho, a pronúncia do idioma persa é relativamente fácil para os falantes do português. Apenas respire fundo e leia sílaba por sílaba, tenho quase certeza que você terá pronunciado certinho!
Salam, Jana Jan! Tudo bom?
ResponderExcluirInteressante os nomes enormes, mas eu bem gosto desses desafios linguísticos, rsrsrsr
Também gosto de assistir ao levantamento de peso. Por enquanto, o único peso que levanto é o da minha xícara de chá da Pérsia!
Um brinde!
Bauce:)
Salam Denise jan!
ExcluirAcho o máximo a pronúncia desses nomes, deixando claro que "estranho" é a palavra que o Ocidente insiste em usar para nomear tudo aquilo que não entende.
Então, somos duas, também só levanto o peso do meu copinho de sorvete de água de rosas rsrs
Bauce
haha é verdade parece bem dificil,na verdade parecem dois sobrenomes escritos juntos : Hakimimo-ghaddam..pensando assim fica bem mais fácil de ler.beijos
ResponderExcluirMuito bem observado Pah, de fato esses nomes são combinações de termos que designam o nome da família de acordo com cada região. Assim seria Hakimi Moghaddam... esses nomes confusos se originam do fato de até o séc. XIX os iranianos não usarem sobrenomes, daí eles adquiriram o hábito de agregar o máximo de indicativos para diferenciar uma família da outra.
ExcluirBjs
Que legal eu não sabia. Bjs
ResponderExcluir