O Sholeh Zard feito pela Cadbanou Nasrin com os dizeres noshe jan (bom apetite em persa) |
Salam! Lembra que eu tinha feito uma postagem sobre aquele pudim chamado Sholeh Zard? Pois aqui está ele, o Sholeh Zard que eu provei na casa da Cadbanou Nasrin e família. Curiosos para saber o que eu achei? A única coisa ruim é que infelizmente você não vai encontrar esse doce tão fácil em outro lugar aqui no Brasil, a não ser na casa de alguma amiga iraniana boa de cozinha. A Cadbanou prepara esta iguaria persa com menos açúcar do que a receita original, mas acreditem, o resultado é um sabor light e sofisticado. Se você, assim como eu, é maluco por glicose dá até pra comer sem culpa e sem pesar!
No meu paladar tupiniquim, fiquei procurando alguma semelhança com o nosso arroz-doce, mas esta exótica receita é uma verdadeira alquimia da Pérsia: a base é o arroz e amêndoas picadas, que recebe essa cor amarela açafrão e a essência da água-de- rosas. A decoração feita com canela em pó e as vezes com pistache e pedacinhos de amêndoas é tão bonita, que às vezes dá uma dózinha de "atacar" o doce! Mas se você tiver a oportunidade de experimentar um sholeh zard, faça como eu, peça para tirar uma fotinha do doce e devore umas três tacinhas com bastante canela!
Salam, alma iraniana! Seu doce veio no momento certo em que estou feliz pela recuperação de Malala (veja no meu blog)
ResponderExcluirAdoçamos a vida de várias formas, comendo esse doce maravilhoso, através de boas notícias e também louvando a Allah.
Quando vi o doce acima, pensei que fosse de milho devido à cor, mas é o açafrão, não!? Interessante é que tenho uma garrafinha de água de rosas sempre por perto lá na cozinha. Um dia desses vou fotografar para você. Coloco até no café! Já experimentou assim?
Um beijo e muita alegria!
Salam azizam Denise! Esse doce é tão doce como doce de batata doce rsrs Sim! A cor amarelinha é por causa do açafrão, e foi a primeira vez que senti o gostinho da água-de-rosas também. Vou experimentar a sua sugestão, quem sabe eu a incorporo a minha vida!
ExcluirQue notícia maravilhosa sobre Malala, mesmo com tantos acontecimentos tristes, devemos agradecer por cada dia estarmos vivos e com saúde!
Um beijão tão grande como o Damavand!
Sempre que eu vejo esse doce eu lembro de uma receita portuguesa da minha bisavó.Aletria é um doce de origem árabe com decoração em canela que me faz lembrar muito o Sholeh Zard. Bjs
ResponderExcluirPrecisamos de um restaurante de Comida Persa em São Paulo. JS
ResponderExcluir