Os parentes iranianos do Papai Noel

15/12/2017

 Amu Nowruz, o bom velhinho iraniano
Salam amigos! Já está chegando o Natal, essa época linda em que as ruas e as casas estão enfeitadas com muitos símbolos e personagens que todos nós conhecemos, certo? Pergunta: qual é o  primeiro personagem que vem a sua mente quando falamos do Natal? 

(  ) O menino Jesus     (X) O Papai Noel 

Pois é! Mas, deixando as reflexões para depois... Agora imagine que você resolveu viajar para o Irã no mês de Março (os iranianos celebram o Ano Novo neste mês, no início da Primavera), e de repente, andando pelas ruas, você dá de cara com um:

 “Papai Noel iraniano" (?!) 

Olhando bem, ao invés das roupas vermelhas ele tem, uma roupa mais colorida, talvez verde, vermelho e branco, e  assim como o seu primo distante no ocidente, ele também segura um cajado e traz presentes e para as crianças! Mas o nome dele é: AMU NOWRUZ, o “Tio do Nowruz” (veja também o post Amu Nowruz, o bom velhinho do Ano Novo Persa)! 

Amu Nowruz
Fala sério gente! É muita semelhança entre os dois personagens! Sem falar que o Amu Nowruz também é chamado às vezes de Baba Nowruz (Papai do Ano Novo).  

Mas quem será que veio primeiro? 
Papai Noel  ou Amu Nowruz?

As tradições do Nowruz, ou Ano Novo iraniano, remontam à antiga Pérsia (c. 3000 anos), mas ainda hoje são observadas pelo povo do atual Irã. A origem do Amu Nowruz é obscura, mas provavelmente tem relação com a antiga crença zoroastriana dos Fravashis, ou espíritos guardiães de cada mês do ano. A lenda do Papai Noel, Santa Claus (São Nicolau) para os anglófonos, surgiu no século IV d.C.

Haji Firuz 

Além do Amu Nowruz, um outro personagem desta época é o Haji Firuz, um alegre arauto de roupas vermelhas e rosto negro, que às vezes usa um chapéu parecido com o do Papai Noel.  Ele canta e dança tocando tamborim anunciando a chegada do novo ano para todos. O toque das canções do Haji Firuz, é bem parecido com o das canções natalinas que conhecemos. Por exemplo: “Chegou o Nowruz, trazendo amor e paz! “(Troque a palavra Nowruz por Natal!)
Naneh Sarma e Amu Nowruz
Os iranianos também têm a sua própria Mamãe Noel! O nome dela é Naneh Sarma, ou “Mamãe do Inverno”. Eu já postei aqui no blog a história dela, mas para resumir: Naneh Sarma é uma velhinha fofa de cabelos brancos como a neve, e o Amu Nowruz é o amor da vida dela (em algumas histórias, ele é o filho dela). A cada ano, ela espera seu amado, mas como ele só chega na Primavera, e ela pertence ao Inverno, ela sempre acaba adormecendo, e eles nunca se encontram L...  

Iranianos vestidos como os personagens Amu Nowruz e Haji Firuz nas ruas
Quase todo mundo tem um parente que se veste de Papai Noel no Natal certo? No Irã, também é comum encontrar pessoas que se vestem como os personagens e bonecos que enfeitam as ruas, os shoppings centers e as casas na época do Nowruz.  

 Eu acredito que a partir de agora você nunca mais vai celebrar o Natal sem pensar no Irã!

Quer um pouco mais de curiosidades natalinas, então leia também:

(Referências: italki e All Empires) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário