Participe do jogo da Yalda: “Você pergunta e Hafez responde”

21/12/2017


Salam amigos! Hoje à noite os iranianos celebrarão a Shabe Yalda, ou “Noite do Nascimento” uma tradição da antiga Pérsia que marca o solstício de inverno (fim do outono), a noite mais longa do ano no hemisfério norte.

Um dos costumes mais populares desta data é a leitura de poemas durante toda a noite, especialmente os de Hafez. Os poemas de Hafez também são utilizados como uma forma de adivinhar a sorte. Em persa este costume é chamado de Fal-e Hafez. Cada membro da família, faz uma pergunta, abre o livro aleatoriamente e o membro mais velho da família deve ler em voz alta o que Hafez está respondendo para esta pessoa.

Em homenagem a este dia, vou fazer uma brincadeira chamada “Você pergunta e Hafez responde”:  
Fiz algumas perguntas, pensei em um número (de 340 a 692) e consultei no meu e-book Divan Hafez (porque infelizmente não tenho o livro de papel)  o poema de número correspondente e fiz uma tradução livre dos versos que mais se aproximavam de uma resposta.

 Veja o que o “oráculo de Hafez” respondeu para mim :

Pergunta: Eu voltarei a viajar para o Irã em breve?   
Hafez responde: “Quando (na primavera), a rosa levantar seu véu; e o pássaro piar: “hu-hu’ (...)  Da cor e perfume da primavera, ergue-se um tesouro (...)

Pergunta: O que devo esperar do ano de 2018? 
Hafez responde: “Embora do fogo do coração, como uma (espumante) jarra de vinho, em tumulto eu esteja. O selo (do silêncio) em meu lábio pressionei, bebi o vinho (da tristeza) e em paz eu estou.”   

Pergunta: O que o blog Chá-de-Lima da Pérsia deve trazer de novidades em 2018?   
Hafez responde: “Este é um tempo quando na expectativa, tu te mantiveste (..) Maravilha! Daqueles vazios de conhecimento, a esperança da saciedade tu mantiveste(...)

Nossaaaa! Muita coisa fez sentido para mim! Mas creio que só para mim, porque cada um sabe em seu coração o que o verso quer dizer. E mesmo que não faça sentido agora, pode ser que faça nos próximos dias, meses, anos...

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DO JOGO DA YALDA:

  • Faça a sua pergunta nos comentários do blog,  no post em nossa Fanpage ou no grupo Amigos da Pérsia.
  • Pense em um número de 340 a 692.
  • Veja o que o poeta Hafez responde para você!


ATENÇÃO: o prazo de envio das perguntas é só até amanhã  22/12/17 fechando às 22h, porque O Hafez não  quer passar o feriado de  Natal todo respondendo perguntas rsrs...

LEMBRE-SE: este jogo é só uma brincadeira de interação, embora os iranianos levem muito a sério esse costume, não leve o que for dito aqui ao pé da letra!

Quer conhecer outras tradições da Yalda?

❃ Shab-e Yalda mobarak aos iranianos e
amigos da Pérsia do mundo inteiro!
 

6 comentários:

  1. Como vai ser meu ano de 2018?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. 👳 Hafez responde: "Tome cuidado! o quanto puder para não magoar as pessoas de visão ; nenhuma fidelidade há neste mundo. (...) Um dia, verás, ó amigo bem escolhido"

      Excluir
  3. Como será o ano de 2018 , na minha vida.

    ResponderExcluir