Aprenda a receita do "Bolo do persa do amor"

13/02/2021



Salam amigos! Em muitos países no dia 14 de fevereiro é celebrado o Dia do Amor ou Valentine's Day. Você sabia que neste mesmo mês, na cultura persa também há uma data especial para celebrar o amor? 
O Sepandarmazgan, que é o "dia do Amor Persa" cai no dia 29 do mês de Bahman no calendário persa (que este ano corresponde ao dia 17 de fevereiro). 

Hoje vou compartilhar uma receita especial  para homenagear este mês cheio de Amor!

Imagine um bolo com  aroma de água-de-rosas e frutas cítricas, decorado com pistaches verdes brilhantes e pétalas de rosas secas. Uma combinação que literalmente te transportará para os jardins da Pérsia durante a primavera! 

Esta sobremesa é conhecida no Irã, como o "Bolo do Amor". E sabe por quê? Sem dúvida, quando você experimentá-lo irá se apaixonar, ou pelo próprio bolo, ou quem sabe pela pessoa que o fez! 

A receita serve de 6 a 8 porções, é um pouco elaborada, mas vale a pena experimentar. Então, pegue lápis e papel e anote aí: 

 INGREDIENTES: 

200g de manteiga sem sal
150g de açúcar refinado
4 ovos médios
2 colheres de chá de cardamomo em pó
100g de farinha de trigo peneirada
275g amêndoas moídas
Raspas e suco de 1 limão
1 colher de sopa de água de rosas
1 colher de chá de fermento em pó
1 generosa pitada de sal marinho

Para a calda caramelada:
2 colheres de sopa de açúcar refinado
Suco de 1/2  limão
1/2  colher de sopa de água de rosas

Para a cobertura:
150g de açúcar de confeiteiro
Suco de 3/4  de limão
2 colheres de chá de água fria

Para decorar:
2 colheres de chá de pistache
2 colheres de chá de pétalas de rosas secas (opcional)

 MODO DE FAZER: 

1-Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte uma forma de fundo removível de 22cm e forre-a com papel manteiga.

2- Em uma tigela grande, bata a manteiga e o açúcar juntos. Quando a mistura estiver completamente homogênea, bata  junto com os ovos.

3-  Adicione o cardamomo  à mistura do bolo, juntamente com a farinha, amêndoas moídas, casca de limão e suco, água de rosas, fermento em pó e sal. Misture bem.

4- Despeje a mistura na forma e leve ao forno por 45 minutos. Para verificar se está pronto, espete um garfo no meio do bolo, este  deve sair seco.

5- Após assar o bolo, faça a calda caramelada. Coloque o açúcar refinado, o suco de limão e a água de rosas em uma panela pequena em fogo baixo e aqueça até o açúcar derreter.

6-Retire o bolo do forno e coloque-o sob uma superfície resistente ao calor. Faça furinhos por todo o topo do bolo quente e regue com a calda.

7- Quando o bolo estiver completamente frio, faça a cobertura combinando o açúcar de confeiteiro, o suco de limão e algumas colheres de chá de água até obter uma cobertura lisa e espessa. Decore com o pistache  e se quiser, com pétalas de rosa secas.

Experimentem e compartilhem a receita à vontade! 
Já experimentou e tem uma sugestão? Deixe nos comentários! 

🔗Adaptado de The Telegraph

💞 Este é um artigo inédito em língua portuguesa que você só encontra aqui no blog Chá-de-Lima da Pérsia. Se você também é fã da cultura do Irã e considera importante o nosso trabalho, saiba aqui como você pode apoiar o blog. 

Um comentário: