Khordadgan: dia de honrar as águas

26/05/2020


Hoje, 26/05 equivale no calendário persa ao o 6º dia do mês de Khordad. Nesta data, os iranianos celebram Khordâdgân, um festival de origem zoroastriana que lembra a importância de honrar e lembrar a importância do elemento água para a manutenção da vida.
Khordâd tem origem na palavra Hauvrtat que significa “saúde e bem-estar” no antigo persa, é o nome do terceiro mês do calendário persa e também o nome de um dos AmeshaSpenta, ou anjos da tradição zoroastriana.  Khordad é representada como uma divindade feminina que protege as águas dos rios e dos mares.
O lírio branco, especialmente o que cresce no norte do Irã, é a flor símbolo da celebração de Khordadgan, que acredita-se ter o “cheiro da amizade”. Tradicionalmente os iranianos celebram o festival de Khordadgan, perto de fontes de água, rios ou lagos.
 ------------------------------------------------------------------------------------
APOIE A DIVULGAÇÃO GRATUITA DA CULTURA DO IRÃ NO BRASIL  
Desde 2012, o blog Chá-de-Lima da Pérsia, é a única fonte em língua portuguesa dedicada exclusivamente a divulgação da cultura do Irã. 

Neste momento desafiador, preciso muito do seu apoio para continuar desenvolvendo o meu trabalho de levar até você o melhor da cultura do Irã, e para que juntos possamos fazer um blog cada vez mais moderno, dinâmico e atualizado. 

Se você considera o nosso trabalho importante, você pode nos apoiar fazendo uma doação: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário