O adeus a Mohammad Ali Keshavarz: um ícone do cinema iraniano

15/06/2020

Mohammad Ali Keshavarz em Através das Oliveiras (1994)
Salam amigos! Faleceu neste domingo (14), um dos ícones do cinema, do teatro e da televisão do Irã:  Mohammad Ali Keshavarz. Com uma carreira de mais de mais de 70 anos, aos 90 anos o ator estava com a saúde debilitada.

Keshavarz nasceu em 15 de abril de 1930, em Isfahan, de uma família de artesãos. Graduado em artes cênicas, iniciou sua carreira no teatro em 1948, estreou no cinema em 1964 e foi considerado um dos cinco maiores atores do Irã, tendo recebido a medalha mais importante da Cultura e das Artes Iranianas.

Ele  foi hospitalizado em Teerã no mês passado devido a uma doença renal. Durante o curso de sua terapia, Keshavarz sofreu uma infecção pulmonar e foi levado à unidade de terapia intensiva, onde finalmente faleceu.

Dono de uma personalidade carismática e de uma presença marcante, Keshavarz  atuou em grandes séries de TV e dezenas de filmes incluíndo Madar ("A Mãe"), Hezardastan, Kamalolmolk e  Delshodegan dirigidos por Ali Hatami, e também "Através das Oliveiras" (1994), dirigido por  Abbas Kiarostami (que estreou aqui no Brasil na 28ª Mostra Internacional de Cinema).

Keshavarz também atuou ao lado do astro Anthony Quinn em Caravans, um filme iraniano-americano de 1978, dirigido por James Fargo, baseado no romance de James Michener. 

 🔗 Fontes: Press TV | Iran Press

Esses foram os únicos filmes legendados com o ator  Mohammad Ali Keshavarz que encontrei no Youtube: 



 ------------------------------------------------------------------------------------
APOIE A DIVULGAÇÃO GRATUITA DA CULTURA DO IRÃ NO BRASIL 
Desde 2012, o blog Chá-de-Lima da Pérsia, é a única fonte em língua portuguesa dedicada exclusivamente a divulgação da cultura do Irã. 

Neste momento desafiador, preciso muito do seu apoio para continuar desenvolvendo o meu trabalho de levar até você o melhor da cultura do Irã, e para que juntos possamos fazer um blog cada vez mais moderno, dinâmico e atualizado. 

Se você considera o nosso trabalho importante, você pode nos apoiar fazendo uma doação: 

Um comentário:

  1. Olá, Janaina. O projeto Convite ao cinema, curador Paulo Campagnolo, passou o filme "There is no evil", dirigido por Mohammad Rasoulof, 2020, legendado em português. São 4filmes curtas com o foco: o alto preço de dizer "nao" moral-ético pessoal diante das imposições do sistema, serviço militar obrigatório. A conversa após o filme foi excelente. Se você não conhece, recomendo, mas com conversação ou análise após ter visto o filme. abração. Raymundo de Lima.

    ResponderExcluir