5 Jardins Famosos de Shiraz

18/04/2022


 
A cidade de Shiraz capital da província de Fars, é conhecida pelos iranianos como "cidade dos jardins", devido ao grande número de jardins que a cidade abriga.


Historicamente, os jardins sempre tem sido uma parte fundamental da arquitetura e paisagismo dos persas. Esses magníficos jardins eram pensados como lugar de tranquilidade espiritual e também para reunião de amigos, de modo a ser, essencialmente, um "paraíso na terra".


No post de hoje, conheça alguns dos famosos jardins persas que são atrações turísticas da cidade de Shiraz:


1- Jardim Afifabad 


Jardim Afifabad | Foto do site Iran SG Group

No afluente distrito de Afif-Abad de Shiraz, o complexo que antigamente era conhecido como Jardim Gulshan, foi construído em 1863. Contém uma antiga mansão real, um museu de armas histórico e um jardim persa.

2 - Jardim Delgosha 


Jardim Delgosha  | Foto do site Iran Destination


No período Safávida, era um dos jardins mais famosos de Shiraz, mas alguns dos edifícios do complexo foram construídos na dinastia Qajar. A mansão do jardim foi construída no estilo dos palácios sassânidas de Bishapur e a maioria das árvores do jardim são de frutas cítricas.

3- Jardim Eram 


Jardim Eram | Foto do site Going Iran


O suntuoso edifício e o jardim Eram foram construídos em meados do século XIII por um líder das tribos Qashqai, mas sua estrutura provavelmente é mais antiga. Atualmente o complexo está dentro do Jardim Botânico da Universidade de Shiraz .

4 - Jardim Jahan Nama 


Jardim Jahan Nama | Foto do site Mizan News



Localizado na entrada da cidade de Shiraz, este jardim foi construído no período Zand (século XVIII). Possui o arranjo clássico de um jardim persa com ciprestes, laranjeiras e roseiras e um belo pavilhão octogonal.

5 - Jardim Naranjestan 


Jardim Naranjestan | Foto do site Iran SG Group


A Casa Ghavam também conhecida como Narenjestan (laranjal em persa), foi construída no século XIX e pertenceu a uma importante família de mercadores. A casa possui pinturas com influência europeia, uma fachada de azulejos e uma varanda de espelhos que se abre para o jardim com tamareiras e flores coloridas. 

Qual desses jardins de Shiraz você mais gostaria de conhecer? Deixe um comentário! 

 🛫Quer viajar para o Irã em 2022? 


A parceria Azizam Tour e Chá-de-Lima da Pérsia leva você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário