Dicas de filme e curtas iranianos no CineSesc e na SescTV

20/01/2023



Salam amigos! Para este final de semana deixo duas dicas imperdíveis divulgadas respectivamente nas mídias do CineSesc e SescTV: para os cinéfilos, tem a estreia de um filme de suspense dirigido por um cineasta iraniano em cartaz e para os fãs de futebol tem uma série de doumentários curta metragens com histórias sobre o esporte para assistir gratuitamente! 

Confira as linkagens:

Suspense "Holy Spider", pré-selecionado ao Oscar, em cartaz no CineSesc até 25/01



Nesta semana o CineSesc (em São Paulo) exibe a estreia do suspense “Holy Spider“, novo filme do cineasta iraniano Ali Abbasi, mesmo diretor de “Border”(2018).  

Inspirado na história real de uma série de feminicídios que aconteceram entre 2000 e 2001 na cidade sagrada de Mashhad, no Irã, o filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes e venceu o prêmio de Melhor Atriz no festival para Zahra Amir Ebrahimi. 


🔎Acesse a programação completa no site do CineSesc

🔎 Leia também uma resenha sobre o filme no site Estado de Minas 


3 documentários curta-metragem sobre futebol iraniano disponíveis gratuitamente no site do SescTV

Cena do curta-metragem Fãs | Imagem: Divulgação

A série de curtas Cores do Futebol é um projeto realizado por canais públicos e educativos do mundo inteiro, que se uniram para narrar a relação da sociedade com o futebol em um mundo cada vez mais globalizado.

As histórias de futebol do Irã estão representadas por três documentários curta-metragem com 10 minutos de duração:


 Fãs (2010) > Apresenta histórias de torcedores iranianos fanáticos, e viaja pela atmosfera de estádios do Irã, um país apaixonado por futebol.


Ando (2014)  > Conta a trajetória de um ex-jogador iraniano, Andranik Teymourian, o Ando, que se prepara para virar técnico.


 O Recorde Iraniano (2014) > A periferia de Teerã, a capital do Irã, é apresentada por Mehdi Mohheb Darvish, que entrou para o Guinness World Records graças a suas acrobacias com a bola.


🔎 Assista a todos gratuitamente no  site do SescTV


Nos próximos meses, as linkagens com dicas sobre a cultura do Irã para o público brasileiro serão atualizadas  aqui no blog, semanalmente ou quinzenalmente, sempre que houver novidades! 


Se você tem alguma dica de cinema, exposições de arte, feiras ou festivais de música ou gastronomia, etc, na sua cidade que tem relação com a cultura do Irã, compartilhe com a gente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário