Nowruz: O simbolismo do Haft-Sin

21/03/2012

O Irã celebrou no dia 21 de março, o início do ano 1391 do calendário solar
 Uma das  tradições mais importantes do Ano Novo iraniano é o ritual chamado Sofreh-Haft-Sin (cujo significado pode ser traduzido como "Mesa dos Sete S").  Alguns dias antes do Ano Novo, o tapete ou a mesa da casa é coberta com uma toalha especial e sobre esta são colocados sete itens cada um iniciado com a letra Sin, ou "S" do alfabeto persa. O número sete é considerado sagrado no Irã desde os tempos antigos, e os sete itens representam os sete anjos anunciadores da vida-renascimento, saúde, felicidade, prosperidade, alegria, paciência e beleza.

A mesa tradicional do Haft-Sin é composta de:
  1. Sabzeh ou brotos, geralmente de trigo ou de lentilha representando o "renascimento".
  2. Samanu , um pudim cremoso feito com brotos de trigo comuns que ganham uma "nova vida" sendo transformados em doce, uma das receitas mais sofisticadas da culinária persa.
  3. Sib, significa maçã e representa "saúde e beleza".
  4. Senjed,  fruta, doce e seca da árvore de Lótus (típica do Irã), representa o "amor". Diz-se que quando a árvore de Lótus está em plena floração, a sua fragrância e seu fruto fazem as pessoas se apaixonarem e se tornarem alheias a tudo.
  5. Sir, que é alho em persa, representa a "cura das doenças".
  6.  Somaq, os gomos do sumagre, representam a cor do nascer do sol, representando a " vitória do bem contra o mal".
  7. Serkeh ou vinagre, representa  "amadurecimento e paciência".  
Diferentes elementos da tradição do Sofreh Haft-Sin
Além destes elementos, algumas famílias incluem à mesa outros objetos como velas, representando a luz e o calor com a chegada da primavera e o livro sagrado (Avesta, Torá, Bíblia ou Alcorão) de acordo com a religião da família. Após consumirem os itens simbólicos comestíveis, estes são substituídos por outros objetos (não comestíveis) que também começam com a letra S que podem ser: sekke (moedas), sonbol (jacinto), sepand (arruda), sepestan(sebestena), samovar (samovar). Algumas famílias também acrescentam ainda peixinhos dourados, um espelho, um relógio, uma flor de laranjeira flutuando em uma tigela d'água, ovos coloridos, romãs...

Todos os elementos da Sofreh começam com a letra S em persa. 
Vale lembrar que esta é uma tradição que remonta aos tempos anteriores ao Islã, mais exatamente as tradições do Zoroastrismo da antiga Pérsia. Os iranianos atuais não a celebram exatamente da mesma forma que faziam seus ancestrais, mas mantem alguns traços da antiga tradição por considerarem importantes seus valores espirituais.

As tradições do Nowruz remontam a Antiga Pérsia
Baseado em Farsinet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário