![]() |
Maestro Shahram Nazeri |
Desde muito jovem, seu talento musical foi incentivado por seus pais e ao longo de sua infância, aprendeu a tocar o setar e estudou técnica vocal e sob a tutela dos mestres mais conceituados de música persa, incluindo Abdollah Davami, Boroumand Nourali e Karimi Mahmood. Aos onze anos, fez sua primeira apresentação na televisão pela primeira vez e aos 29 sua prodigiosa técnica, estilo único e vocalises arrepiantes, já contavam com uma legião de fãs em todo o Irã.
Nazeri foi um pioneiro ao cantar e compor música para a poesia do mais amado poeta e místico persa, Mawlana Jalal ad-Din Rumi e também foi pioneiro em assimilar a poesia persa contemporânea ao repertório clássico. Sua abordagem progressiva para a música o levou a novos projetos em parceria com seu filho, Hafez Nazeri, apresentando no ano 2000 no Irã, o concerto "A Paixão de Rumi" que detêm o recorde da maior audiência em todo o Oriente Médio. Seu prestígio internacional obtido graças a turnês bem sucedidas nos EUA, o levou a convites para falar em vários meios de comunicação, incluindo aparições nos canais BBC, Fox News e ABC NEWS.
![]() |
Shahram e seu filho Hafez Nazeri |
Ele também recebeu o prêmio de maior prestígio da França os " Chevalier des Arts et Lettres " pela realizações de sua vida na música clássica persa e mais recentemente, o Ministério da Cultura no Irã o nomeou como o maior artista de Música Sufi e Persa Clássica. As Nações Unidas o honraram com um prêmio de reconhecimento por sua contribuição lendária para o renascimento da música clássica iraniana e o nome de Nazeri também foi incluído na lista dos 500 muçulmanos mais influentes no mundo, pelo Centro Real de Estudos Islâmicos Estratégicos em Amã, Jordânia .
Ele já se apresentou em importantes festivais de música em todo o mundo, e aqui no Brasil esteve presente no evento "Rota de Abraão - Sob o Signo da Tolerância" realizado pelo SESC Pompéia em São Paulo(2001).
Nenhum comentário:
Postar um comentário