Carreira de Modelo no Irã?!

26/07/2012

Mulheres treinando em uma escola de modelos em Teerã
Há não muito tempo atrás,  trabalhar de modelo e manequim na República Islâmica do Irã seria algo impensável e até mesmo visto como indecente. Mas em 2007, o governo deu autorização para que fossem criados desfiles de moda adaptados ao "estilo islâmico", e desde então, um número crescente de garotas iranianas, como Mina Davtalab foram para as passarelas "desfilar com seus modestos trajes".
Em maio deste ano, a alta e esbelta Davtalab,  de 19 anos, se matriculou em uma escola de treinamento para modelos em Teerã. Ela diz que não havia encontrado nenhum emprego depois de terminar o colegial, mas graças à Internet, ela sabia tudo sobre o mundo da moda. "Eu pensei que este trabalho seria adequado para mim", diz  Davtalab que tem 1,78 de altura.
A escola  foi fundada há quatro anos pelo ex-treinador esportivo Sharif Razavi, 30 anos. Ele diz que a cada ano cerca de 10.000 mulheres se inscrevem como candidatas  em sua escola.Ao contrário das modelos dos países ocidentais, as alunas são ensinadas a não sorrir e manter um semblante solene. Em desfiles de moda, as modelos são autorizadas a usar somente roupas tradicionais islâmicas, embora sejam muitas vezes incluídos acessórios de acordo com as últimas tendências da moda.
Desde que os desfiles passaram a ser aceitos no Irã,  as  jovens  que querem ingressar nessa carreira, hoje em dia acham muito mais fácil  convencer a seus pais de que esta é uma boa oportunidade de trabalho.
Ainda assim, as chances delas encontrarem  um emprego estável no seu país ainda são muito limitadas porque o Irã raramente usa modelos do sexo feminino na publicidade. Portanto, nos últimos anos um número crescente de modelos  iranianas têm ido trabalhar em países vizinhos, como a Turquia e Emirados Árabes Unidos.
"É uma boa oportunidade para mostrar a belezas do Irã para o mundo", diz Farid Navid, 31,  proprietário de uma outra escola de treinamento de modelos no Irã.

Baseado em artigo do site  AJW by The Asahi Shimbun

Um comentário:

  1. Realmente "É uma boa oportunidade para mostrar a belezas do Irã para o mundo" =) A ultima modelo de preto e parece er muito bonita!

    ResponderExcluir