Quando o assunto é polêmica envolvendo o Oriente Médio, a mídia ocidental sempre dá um jeitinho de colocar o Irã no meio. Por que será que agora que o cinema iraniano está recebendo o destaque que merece, surgem notícias deste tipo?
Atual vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com A Separação, o Irã decidiu boicotar a cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 2013. O país retirou a candidatura Um Cubo de Açúcar, de Seyyed Reza Mir-Karimi, em protesto contra o polêmico Inocência dos Muçulmanos, que vem causando uma onda de violência em vários países islâmicos.
O ministro da cultura iraniano Mohammad Hosseini foi o responsável pelo anúncio do boicote. Ele pediu ainda que outras nações façam o mesmo e criticou os Estados Unidos por não tomarem nenhuma atitude contra o filme.
Curiosamente, a relação entre Irã e Estados Unidos está presente em um dos longas cotados para o Oscar 2013: Argo, de Ben Affleck.
Fonte: Adoro Cinema
No entanto não é a primeira vez que os iranianos decidem boicotar um evento importante de cinema por causa de ofensas a religião islâmica. No ano de 2005, o cineasta Majid Majidi se recusou a participar de um festival de cinema na Dinamarca em protesto contra a publicação das caricaturas satirizando o profeta Maomé em um jornal do país.
>> Veja cenas de "Um cubo de Açúcar" de Reza Mir-Karimi, o filme iraniano que se candidataria ao Oscar de 2013.
Salam, alma iraniana!
ResponderExcluirmuito interessante.
Um Bauce!
Salam, alma oriental!
ExcluirEu fiquei muito curiosa pra assistir esse filme, parece tão lindo... uma pena que sem a badalação do Oscar talvez ele não tenha muita divulgação por aqui.
Mibusamet!