Evento: Celebração Cultural do Ano Novo Persa (Nowruz) em SP

21/03/2018

O Ano Novo Persa, ou Nowruz, é Patrimônio Mundial da UNESCO, celebrado em mais de 15 países! Venha conhecer a beleza desta tradição aqui no Brasil! 


VOCÊ SABIA QUE VÁRIOS PAÍSES COMEMORAM O ANO NOVO EM MARÇO? 

O Nowruz ou Ano Novo Persa é comemorado em países como o Irã, Afeganistão, Azerbaijão e outros países da Ásia Central. A data marca o início da primavera no hemisfério norte e suas tradições têm raízes no zoroastrismo, religião ancestral dos persas. Seu rico simbolismo se mantém vivo e presente na atualidade, como parte da herança cultural dos países em que é comemorado e nas comunidades de imigrantes que o celebram ao redor do planeta. Comidas típicas, histórias, músicas, poesias e a montagem de uma mesa com sete objetos simbólicos como espelho, velas, peixinhos dourados, flores, ovos coloridos, entre outros que representam os desejos para o novo ano fazem parte desta comemoração.

Em parceria com o APROPRIARTE, espaço de convivência, arte, educação e cultura, o blog CHÁ-DE-LIMA DA PÉRSIA com muita alegria organiza uma série de atividades com o objetivo de apresentar a cultura do Irã para o público brasileiro. 

POR QUE VAMOS COMEMORAR O ANO NOVO PERSA EM SÃO PAULO? 

A comunidade iraniana em São Paulo não é tão expressiva quanto em outros países como Canadá, EUA e Inglaterra, mas a quantidade de brasileiros interessados na cultura persa cresce a cada dia! A escassez de informações sobre a cultura do Irã em nossos meios de comunicação, infelizmente tem deixado uma grande lacuna. Há 6 anos, por meio do blog Chá-de-Lima da Pérsia busco contribuir para tornar a cultura iraniana acessível em nosso idioma. 

Em 2013, tive a oportunidade de visitar este lindo país que é o Irã, viagem que marcou a minha vida e me fez desejar estar cada vez mais próxima do acolhedor, gentil e amistoso povo iraniano e retribuir todo carinho e amor com que me trataram em seu país! 

Escolhemos a ocasião do Nowruz (comemorada originalmente em 21 de Março) por se tratar da maior festa da cultura iraniana, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e celebrada também em mais 15 países da Ásia e leste europeu. 
É uma festividade rica em simbolismos que tratam do respeito à vida e à natureza, e também propõe a interação, amizade e respeito entre as pessoas. 

Convide seus amigos e familiares e junte-se a nós para a Celebração Cultural do Ano Novo Persa!

Um comentário: