![]() |
Na noite seguinte a que é celebrado originalmente o Ano Novo no Irã, o evento reuniu brasileiros e iranianos e contou com a participação super especial de artistas, expositores de artesanato, dançarinos e especialistas em culinária persa.
![]() |
Haft Sin, mesa simbólica do Nowruz |
Nossa programação cultural contou com a presença de nossa querida amiga Factima El Samra interpretando lindamente o conto tradicional persa "A Menina da Laranja".
Em seguida, uma atmosfera exótica e encantadora se formou com a performance do grupo Sisterhood Project apresentando a dança ATS (American Tribal Style) que tem influência de ritmos do Oriente Médio, ciganos, Ghawazee do Egito e da Argélia, danças clássicas indianas e árabes e flamenco espanhol.
![]() |
Apresentação de dança ATS com Sisterhood Project (Foto: Vanessa Paulino) |
Os participantes do evento puderam conhecer a beleza do artesanato iraniano gentilmente apresentado por nossa amiga Remi da importadora Fars Gift.
![]() |
Artesanatos originais do Irã (Fars Gift) |
![]() |
Convidada iraniana Maryam Hosseini apresenta a culinária persa |
![]() |
Degustação especial de culinária persa |
Veja os depoimentos dos participantes sobre a experiência de celebrar o Nowruz:
"Realizar e participar do Nowruz é conhecer sob forte emoção uma cultura de mais de 3 mil anos que muito nos ensina sobre amor, ética, alegria de viver e conviver. Obrigada Janaina por trazer a cultura persa para o Apropriarte."
Maria Augusta Dib (diretora do Apropriarte)
O local do evento é muito bom! Gostei de ver que havia artes da Pérsia e também árabe e turca. Fiquei muito feliz por apresentar a dança da minha terra natal, Azerbaijão (província do Irã) e ver as danças persa e árabe. A mesa decorativa Haft Sin estava muito bonita! A comida persa original foi muio agradável. Foi muito interessante ver o casal de Shiraz explicar sobre a história, cultura e a poesia. Eu amei e quero que aconteça mais vezes.
Roozbeh Yahyakhani
O Nowruz foi uma vivência de grande alegria e profunda renovação! Um evento que nos possibilitou encontros de almas.
Maria Amélia
"Participar do Nowruz foi como fazer uma viagem à Pérsia, mesmo estando aqui no Brasil. Perceber seus símbolos permeado pela poesia, sabores e histórias de um país repleto de amor e conexão com o divino. Muito feliz em receber o convite de estar neste encontro feito com tanto amor e carinho"
Factima El Samra
"Gostei muito de ver o interesse e a disposição das pessoas em ir até este evento para conhecer mais sobre a cultura do Irã. Junto com as danças podemos conhecer mais as músicas, em especial a dança ATS que não é especificamente iraniana mas é de uma beleza única. Adorei a comida também! Tive a oportunidade de interagir com as pessoas e falar sobre os artesanatos do Irã. Foi uma noite de uma energia tão boa e positiva, porque todas pessoas que estavam presentes eram muito legais. Enfim, foi uma experiência muito positiva!
Remi (Fars Gift)
Sentimento de realização é quando sua paixão encontra o local ideal e as pessoas mais incríveis para se manifestar!
Obrigada a todos que estiveram presentes e contribuíram para a realização deste evento inesquecível, em especial Maria Augusta Dib e Luís Felipe Dib (Apropriarte), Remi (Fars Gift), Amir Nasiri e Maryam Hosseini (Culinária Persa), Roozbeh Yahyakhani, Factima El Samra e ao grupo Sisterhood ATS Project.
📺Assista o vídeo:
Que lindo! Lindo! Lindo Azizam!! Puxa vida... Queria ter ido... Inshallah ano que vem!! Parabéns pelo excelente trabalho e diversão!!! Fiquei aqui encantada!!! Nowruz Mobarak!
ResponderExcluir