Banda Navaye Mehr apresenta a música tradicional persa em 4 cidades brasileiras

22/08/2019


Salam amigos! A música tradicional persa é uma arte de mais de 2500 anos de história, e a banda iraniana Navaye Mehr, que existe há quinze anos, é uma das maiores referências deste estilo na atualidade. 

Retornando pela terceira vez ao Brasil, o conjunto liderado por Mahdi Ayoughi (daf, dayere), vem com uma formação diferente de músicos: Elaheh Hosseinpour (tonbak), Amin Rahimi (ney, duduk, sorna e ney anban), Hasan Mehdi Etebari (tar, setar e vocal) e Melina Faraji (santur), trazendo um repertório variado de músicas tradicionais e folclóricas do Irã e expandindo cada vez mais seu alcance no território brasileiro.

Trago para vocês, um resumo do que aconteceu e ainda acontecerá nesta turnê de agosto:

Rio de Janeiro

 ✮ Museu da Justiça
Apresentação da Banda Navaye Mehr no Museu da Justiça  (Rio de Janeiro) 
No dia 08/08, a capital fluminense recebeu o concerto tradicional persa como parte integrante do XIV RioHarp Festival, sediado no belíssimo espaço do Museu da Justiça, localizado no centro da cidade.
Mesmo tendo ocorrido ao meio dia de uma quinta feira, horário considerado inviável para uma apresentação, o concerto tradicional persa, teve a casa cheia! O público foi muito receptivo e a banda foi aplaudida de pé. Ao final do concerto, os espectadores tiraram fotos e interagiram com os músicos.
“Eu particularmente nunca tinha ido a um concerto, nem quando estive no Irã. Conheço muitas músicas, por causa do meu convívio com essa cultura, mas participar de um concerto de música persa no Rio de Janeiro, para mim foi muito bom! Realmente foi uma emoção!”
Ana Lúcia Moezzy
As fotos, vídeos e informações, foram enviados por nossos queridos amigos do Rio, Ana Lúcia e Seyed Hossein Moezzy.

O concerto persa tradicional integrou o XIV Rio Harp Festival 

Público do Rio de Janeiro posa para fotos com os músicos (Ana Lúcia e Hossein, ambos de camisa branca)

Brasília

 ✮ Praça dos Três Poderes


Apresentação da Banda Navaye Mehr na Praça dos Três Poderes (Brasíia)

No dia 10/08, o concerto da Banda Navaye Mehr aconteceu no belíssimo entardecer na Praça dos Três Poderes, na capital do Brasil e, contou com a presença do corpo diplomático, representantes do governo, comunidade e Secretaria de Cultura do Estado do DF. O evento aberto ao público, despertou a curiosidade dos visitantes e turistas presentes no local e foi uma belíssima apresentação que se estendeu até a noite.

O evento contou com a presença do corpo diplomático, representantes do governo e comunidade 
O Embaixador do Irã no Brasil, Seyed Ali Saghaeyan (ao centro), posa para foto com os músicos 



 ✮ Complexo Cultural de Samambaia 


Apresentação da Banda Navaye Mehr no Complexo Cultural de Samambaia 
No dia 13/08, o Complexo Cultural da cidade satélite de Samambaia no DF, também recebeu o a concerto de música persa. Cerca de 300 pessoas estavam presentes, com superlotação do espaço! O evento contou com a presença de representantes do governo do DF, Secretaria de Cultura, artistas locais, estudantes e professores das escolas públicas da cidade e representantes de centros culturais. Foi um lindo espetáculo com grande interação do público. A banda foi ovacionada pelo público.

Os eventos em Brasília foram promovidos pela Embaixada da República Islâmica do Irã em Brasília, em parceria com Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF. O Embaixador da República Islâmica do Irã, Sr. Seyed Ali Saghayean também esteve presente em ambos os eventos.
Agradecimentos especiais aos nossos queridos amigos de Brasília pelo envio das informações e fotos:

Anna Karla Mendes (Assessora do Embaixador) e Hamid Soltan Saleki (Segundo Conselheiro da Embaixada).

Cerca de 300 pessoas estavam presentes, com superlotação do espaço! 

Público de Brasília posa para foto com os músicos 

A querida Karla Mendes (Assessora do Embaixador) 

São Paulo

✮ Estrella Galicia Estação Rio Verde


Apresentação da Banda Navaye Mehr na Estação Rio Verde ( São Paulo)

No dia 16/08, o concerto da Banda Navaye Mehr, em São Paulo, integrou o evento Caravana Cigana, promovido pela banda anfitriã Orkestra Bandida, no espaço Estrella Galicia Estação Rio Verde.

O evento foi uma grande festa, que virou a madrugada unindo a música étnica, discotecagem oriental, muita dança e descontração. 

Mais de 120 pessoas estiveram presentes e o público frequentador do espaço de experimentação artística e casa de shows, que normalmente é palco de eventos de diversos estilos, teve o privilégio de ouvir pela primeira vez a música tradicional do Irã! 

Encerrando a noite, os brasileiros da Orkestra Bandida, grupo formado por músicos multi-instrumentistas e pesquisadores da música cigana e ocidental trouxe a fusão das tradições e nos presenteou com uma festa de ritmos dançantes e contagiantes!

Eu mesma, confesso que nunca havia virado a madrugada em um show, mas  valeu muitíssimo a pena! O final do espetáculo foi uma celebração maravilhosa, onde os músicos iranianos e brasileiros tocaram, dançaram e festejaram juntos no palco!

A banda Navaye Mehr, retornou pela segunda vez a São Paulo a convite do músico Felipe Gomide, integrante da Orkestra Bandida, que esteve no Irã, ministrando workshops de música brasileira em 2018.

Uma noite inesquecível com a riqueza da música tradicional persa...

O ritmo extasiante da música foclórica do Irã...

A fusão dos ritmos do Oriente e do Ocidente com a Orkestra Bandida 

Encerrando os espetáculos da Caravana Cigana

Selfie com a incrível artista Elaheh Hosseinpour

Selfie com o talentosíssimo artista Hasan Mehdi Etebari 

📺Assista alguns dos melhores momentos dos concertos: 


E ainda tem mais...

São Luís

 ✰ Teatro Alcione Nazaré

A banda Navaye Mehr também terá uma rápida passagem em São Luís do Maranhão.
No dia  22/08, haverá um Concerto de Música Persa Tradicional com a presença dos músicos Mahdi Ayoughi, Hassan Mehdi Etebari e Elaheh Hosseinpour e do artista maranhense Ribinha de Maracas. 
O evento acontecerá no Teatro Alcione Nazaré, localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na capital maranhense.

Veja a notícia do evento neste link


São Paulo

✰ Casa Passarinho

No dia 30/08, haverá um concerto especial e bate-papo com os músicos na Casa Passarinho em São Paulo, encerrando a temporada no Brasil!

Para concluir, quero agradecer de todo coração aos queridos músicos da Banda Navaye Mehr, que além de seu incrível talento, possuem um grande carinho e respeito pelo público brasileiro e a todos que contribuíram para trazê-los novamente ao nosso país. É com muita admiração e alegria que divulgo seu trabalho aqui no Chá-de-Lima da Pérsia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário