Uma memorável noite persa: show da Banda Navaye Mehr na Casa Passarinho em SP

04/09/2019


Salam amigos! No post de hoje, vamos recordar como foi o último show da Banda Navaye Mehr, desta turnê de agosto no Brasil:

Navaye Mehr, em persa significa “a canção da gentileza”. E não poderia haver melhor termo para definir o que essa fabulosa banda de música persa tradicional, vinda de Teerã, nos traz a cada concerto que temos a oportunidade de prestigiar.

Na noite de sexta (30/08), no auditório da recém inaugurada e acolhedora Casa Passarinho, em São Paulo, o grupo estava representado por três de seus integrantes, que proporcionaram uma performance mais simples porém não menos brilhante do que as anteriores: Elaheh Hosseinpour, mestra do tonbak, tradicional instrumento de percussão persa; Hassan Mehdi Etebari, com sua voz potente e o tar, instrumento de cordas da família da cítara; e o maestro Mahdi Ayoughi, virtuose da percussão com  daf e dayere, e seus solos extasiantes que sempre arrancam muitos aplausos da plateia.

Algumas das canções presentes no repertório do grupo foram Del Divane (Coração Louco), canção da tradição sufi persa, Shirin Shirin (canção folclórica curda), a canção tradicional Morghe Sahar (Pássaros da Manhã) entre outras.

A harmonia desse magnífico trio, foi ainda mais abrilhantada com a performance cheia de carisma da dançarina brasileira Factima El Samra apresentando coreografias inspiradas nas danças persas.

Entre o público presente, havia alguns iranianos, mas a maioria era composta pelo público brasileiro que mesmo não compreendendo o significado das canções no idioma persa, ficou encantando com a riqueza e expressividade da música tradicional do Irã. 

Os músicos: Elaheh Hosseinpour, Hassan Mehdi Etebari e Mahdi Ayoughi
Solo de Daf  com Mahdi Ayoughi

Participação especial da dançarina Factima El Samra 

Banda Navaye Mehr com  Factima El Samra

Teve venda de artesanatos importados do Irã com @fars.gift

E a Moça do Chá com os mimos da @lojachadelimadapersia 

 Danilo Tomic (canto esquerdo) e Cris Miguel (canto direito), fundadores da Casa Passarinho, foram os anfitriões do evento
Agradecimentos especiais a Cris Miguel e Danilo Tomic, fundadores da Casa Passarinho, este espaço lindo, acolhedor e repleto de atividades maravilhosas; a querida amiga Factima El Samra, que ajudou a organizar o espetáculo e me convidou gentilmente; e aos músicos da Banda Navaye Mehr, esses artistas talentosos e amáveis que mais uma vez vieram do Irã, nos presentear com a música do amor e da alma!

🎥 Assista agora, um registro do show da Banda Navaye Mehr na Casa Passarinho:


Um comentário:

  1. Que saudades desses canções maravilhas. meus parabéns Janaína, VC realmente este interagindo como cultura PERSA e também os demais no região Oriente Médium.
    Bom trabalho e continue que esta maravilhoso.
    Abraço

    ResponderExcluir