Alireza Pakdel: o cartunista iraniano engajado no combate ao coronavírus

06/05/2020


Você conhece Alireza Pakdel?  Ele é um cartunista e designer iraniano nascido em Mashhad. Premiado em mais de 100 festivais internacionais, aqui no Brasil, ele já participou de edições do Salão Internacional de Humor de Piracicaba como artista e membro do júri.

Alireza Pakdel começou seu trabalho como cartunista em 1992, e já colaborou com importantes revistas, jornais e websites de notícias do Irã. Seu estilo criativo e inovador tem chamado a atenção do mundo todo, especialmente por seu atual engajamento no combate ao coronavírus.   

“O engajamento social, político e cultural dos cartunistas ajuda a formar uma forte relação com a sociedade, já que os artistas são fruto dessa sociedade e conhecem bem a situação atual do país.”, disse Pakdel em uma entrevista ao jornal iraniano IRNA.

Ele acrescenta que o objetivo de seu trabalho é trazer esperança e positividade para as pessoas neste momento em que muitos profissionais estão enfrentando grandes dificuldades no combate à pandemia do coronavírus, especialmente em seu país.

“O mundo está enfrentando a ameaça do COVID-19 e as perdas e prejuízos são praticamente os mesmos em todo o mundo.  Eu pensei em produzir desenhos que deem esperança e expressem gratidão pelos profissionais da saúde, e que ajudem a reduzir o medo e a ansiedade que tem perpassado a sociedade.”, ele explica.

Alireza  também diz que continuará produzindo cartoons e se sente motivado pelas mensagens de reconhecimento  e pela  divulgação de seus trabalhos nas mídias sociais de vários países incluindo Espanha, Itália, China, Rússia, Colômbia e Brasil.

Veja agora, algumas das emocionantes ilustrações de Alireza Pakdel, homenageando os profissionais da saúde no combate à pandemia do Covid-19:

Médicos, policiais, bombeiros e garis são alguns dos profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia 

Para os profissionais da saúde, enfrentar o coronavírus é um desafio complicado como um  labirinto 

Nos extenuantes plantões noturnos, a enfermeira sente saudades de sua família 
Os médicos trabalham arduamente para nos libertar das algemas da pandemia 

No isolamento, a senhora idosa contribui com seu trabalho costurando máscaras de proteção

No plantão, a enfermeira precisa deixar seu filho em casa para se dedicar aos pacientes  

A garotinha sente saudades da mãe que está trabalhando no hospital à noite 

Com as medidas preventivas de distanciamento social, é necessário aprender a demonstrar amor de outras formas 

Enfermeira entrega máscara de proteção para uma criança pobre que necessita trabalhar nas ruas para ajudar a família  

Eles estão trabalhando para manter o coronavírus longe de você: fique em casa e proteja quem você ama! 

A minha favorita: a população, de suas casas, envia muito amor para os profissionais da saúde 😍 

 
🔗 Fontes: Tehran Times | Iran Cartoon

📷 Siga o perfil do artista Alireza Pakdel no Instagram.


------------------------------------------------------------------------------------

APOIE A DIVULGAÇÃO GRATUITA DA CULTURA DO IRÃ NO BRASIL  

Desde 2012, o blog Chá-de-Lima da Pérsia, é a única fonte em língua portuguesa dedicada exclusivamente a divulgação da cultura do Irã.

Neste momento desafiador, preciso muito do seu apoio para continuar desenvolvendo o meu trabalho de levar até você o melhor da cultura do Irã, e para que juntos possamos fazer um blog cada vez mais moderno, dinâmico e atualizado. 

Se você considera o nosso trabalho importante, você pode nos apoiar fazendo uma doação:

Um comentário:

  1. Você conhece os benefícios do chá ? Sabe dos mais variados, qual é bom para o que ? Adquira o conhecimento sobre os mais diversos tipos de chá, são mais de 400 receitas fit de chá + receitas bônus, acesse o link, e venha para o mundo saudável. https://bit.ly/chaasparaavida .

    ResponderExcluir