Descobrindo a culinária do Afeganistão em São Paulo

20/07/2022

Visitamos o Koh-i-Baba, o único restaurante afegão do Brasil, no bairro da Liberdade em São Paulo.


Salam amigos! Neste sábado, 16/07, fui conhecer o restaurante Koh-i-Baba, o primeiro e único restaurante afegão do Brasil, que fica no bairro da Liberdade, no Centro de São Paulo!


A ideia de conhecer o restaurante, coincidiu com a visita do Sidney um amigo, do Rio de Janeiro que já compartilhou suas histórias de viagem ao Irã aqui no blog (leia os posts dele aqui).


Na entrada, já sentimos aquele aroma memorável de açafrão (quem, já visitou uma casa ou restaurante iraniano sabe do que estou falando!) e ouvimos a música afegã no ambiente simples e acolhedor, com quatro mesinhas, decorado com fotos e pinturas do Afeganistão. 


O nome do restaurante, reflete o amor dos afegãos por sua terra natal. Koh-i-Baba que em persa significa "Montanhas do Pai", é o nome de uma cordilheira do Afeganistão habitada pelo povo hazara, a etnia da qual provém a encantadora família que administra o restaurante.


Além da culinária afegã, sua especialidade, o restaurante também oferece comida indiana e tailandesa. Quem prepara a comida e serve as mesas são eles próprios, o Sr. Sorab e família! E nos recebem com um sorriso  amigável, que nos faz sentir bem acolhidos.  


A família veio do Afeganistão para o Brasil na condição de refugiados. O Sr. Sorab chegou primeiro, há 9 anos, depois a esposa, e os filhos que chegaram mais recentemente (saiba mais sobre a história deles, nesta reportagem). 

Assim que o Sr. Sorab nos entregou o cardápio, Sidney e eu já decidimos, pois viemos para experimentar a comida afegã e o chá!  Eu escolhi o vistoso frango Chicken Karahi e Sidney escolheu a opção sem carne, o Ebrahimi, ambos os pratos acompanhados pelo delicioso arroz basmati, um molho picante e um pãozinho caseiro. Como bebida escolhemos chá cardamomo com açafrão que é servido com balinhas açucaradas. 


Eu e o amigo Sidney viemos experimentar a comida afegã no restaurante Koh-i-Baba

Os pratos que escolhemos: Chicken Karahi (acima à esquerda) e Ebrahimi acompanhados de arroz basmati e pão caseiro.

É claro que não podia faltar o famoso chá (de cardamomo com açafrão)!

Após terminar o almoço, conversamos principalmente com o jovem Abdullah e sua mãe, a Sra. Raihanna, que compartilharam em um ótimo português seu amor pelo Brasil: "Gostamos de tudo, do clima, das pessoas, da comida..."  


Abdullah que chegou no Brasil há apenas 4 meses, ficou curioso por saber onde eu aprendi o persa, que também é um dos idiomas oficiais do Afeganistão e o porque de dois brasileiros como eu e Sidney já termos viajado para o Irã (país vizinho deles, que tem o maior número de refugiados afegãos). 


Enfim, após a conversa agradável, antes de nos despedir pedimos para tirar fotos com nossos simpáticos anfitriões diante da linda bandeira do Afeganistão, lembrança que compartilho com vocês aqui no blog!  


Uma bela recordação: a foto com Sidney, o simpático Abdullah e sua mãe, a Sra. Raihanna 


Pedi ao Sidney, que também deixasse um depoimento sobre a experiência de visitar o Koh-i-Baba aqui em São Paulo: 


No coração da Liberdade, um dos bairros migratórios de São Paulo, está um local que merece a visita. O restaurante Koh i Baba, fundado por uma família de migrantes provenientes do Afeganistão, é o primeiro e único restaurante afegão da cidade. O ambiente pequeno e a recepção carinhosa faz a gente se sentir em uma autêntica casa kabuli, onde podemos provar alguns dos melhores pratos afegãos, escutar a música local, beber chá de açafrão com cardamomo e, é claro, aprender um pouco mais sobre um dos países mais belos do mundo.


E para finalizar, vou responder algumas perguntas dos amigos brasileiros que ficaram curiosos para conhecer o restaurante: 


Onde fica o restaurante? 


Na Rua Tamandaré, 109, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Viemos pelo metrô São Joaquim, que dá  aproximadamente  10 minutos de caminhada. 


Que dias e horários o restaurante fica aberto? 


De terça a domingo (não abre às segundas), das 11h às 21h.


A comida afegã tem semelhanças com a iraniana?  


Eu achei um pouco diferente, assim como os temperos, mas também tem bastante semelhanças pois usam o arroz basmati delicioso e bastante açafrão e ervas como na culinária iraniana. 


E qual é o prato afegão mais pedido? 


Segundo os anfitriões da casa, os favoritos dos clientes são o  Kabuli (arroz basmati, com costela, pistache, cenoura, uva passa e cardamomo) e o Chicken Karahi (frango marinado acompanhado por tomate refogado e especiarias afegãs, acompanhado de arroz basmati e pão asiático).

 

E você, Janaina, o que achou? 


A comida é divina, com ingredientes originais e preço acessível. Nem preciso dizer que o chá também é divino e o atendimento excelente! Quero voltar muitas vezes! Apenas sugiro, para quem quer conversar com os donos que vá depois do horário mais movimentado de almoço, pois o restaurante é pequeno e a família se desdobra para preparar as refeições e atender o público. 


Você trocou algumas palavras em persa com a família afegã? 


Sim, eles falam o dialeto dari, que tem um sotaque um pouco diferente do persa falado no Irã, mas que eu particularmente acho muito bonito e até consigo entender... Eles também tem amigos iranianos que frequentam o restaurante. 


Quero agradecer também o carinho dos amigos iranianos que comentaram as fotos que eu compartilhei no Facebook e no  Instagram,  expressando sua admiração pelos irmãos afegãos (é assim como eles os chamam), e desejando sucesso ao restaurante! 


E você, gostaria de visitar o restaurante Koh-i-Baba e experimentar a culinária afegã? Deixe um comentário! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário